Pular para o conteúdo principal

Você gostou do show de Jorge & Mateus? E do trânsito?

www.vipfestnatal.com.br/noticias/jorge-mateus-alok-pedrinho-pegacao-dia-5-de-janeiro-no-pirangi-summer/

Na última quinta-feira, véspera do feriado do Dia de Reis, dia 06/01/2017, decidi ir à Pirambúzios, praia distante 20km de Natal, na qual estava reunida toda minha família, dentre eles pais, irmãos, cunhadas e sobrinhos. O objetivo, que estava completamente especificado, era curtir o veraneio em família.

Além do fato de coincidir com o dia de uma grande festa em Pirangi, às 17h45min, estava no Teatro Riachuelo, aguardando o início da Solenidade de Posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, para o biênio 2017/2018. Finalizados os discursos e os cumprimentos aproximadamente às 21h, era hora de seguir para a Praia.

Tirado o paletó e colocados trajes mais apropriados para o verão, a Rota do Sol acabou sendo o destino que, em regra, duraria 30min.

No entanto, embora não goste de usar a referida palavra, porém, por puro "azar", a ida para a Praia coincidiu com a realização do show de Jorge & Mateus.

Exatamente às 22h, quando passamos pela Barreira do Inferno, o trânsito literalmente parou. Daquele ponto até a chegada em Pirangi foram consumidas precisamente 2h20min.

Excluída a boa música que escutava no carro e o bom papo com o companheiro de viagem - o meu pai -, confesso que durante todo o lento deslocamento fiquei imaginando algumas coisas.

A primeira delas era se algo não estava errado. Afinal, em razão de um evento privado, todo o deslocamento para as praias do litoral sul estava inviabilizado.

A segunda era, caso houvesse algum acidente no local do evento ou próximo a ele, como seria feito o socorro, que certamente teria que ser deslocado de Natal, com duração mínima de pelo menos 2h para chegar. 

Ultrapassadas as 2h20min, chegamos à Pirangi, mais precisamente ao local do evento, ocasião em que visualizamos a via principal interditada, sendo o trânsito desviado à esquerda, no sentido da volta.

Eis o momento em que passei a questionar: até que ponto um evento como aquele poderia impor a interdição de uma via pública daquele porte, provocar um engarrafamento de horas e, o principal, impedir que aqueles que não estivessem participando pudessem chegar ao seu destino.
Embora não tenha nada contra o evento e até curta as músicas de Jorge & Matheus, acredito que existe alguma forma mais inteligente e até mesmo sensata de possibilitar a realização do show com menos transtorno àqueles que não queiram ou não possam participar. Uso de vias alternativas, presença de policiais para proporcionar um deslocamento mais rápido, evitando a interdição de um trecho sabidamente mais importante para o litoral sul; disponibilização de transporte público/particular pelos organizadores para diminuir o número de veículos em circulação; dentre outros.
Entretanto, enquanto nada for feito, a principal lição extraída é que, em dias de show, desloque-se cedo ou não vá para a Praia. Até porque, nem sempre a boa música e a excelente companhia irão proporcionar a paciência necessária para um engarrafamento de 2h20min.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ COSTUMA CUMPRIR REGRAS?

www.culturamix.com Após alguns meses sem contato com os leitores, seja por envolvimento na reta final da dissertação ou até mesmo em assuntos profissionais e familiares, é hora de restabelecer as nossas conversas semanais. Afinal, embora semanalmente constasse na minha agenda o compromisso da escrita, permiti que a vida impedisse o exercício de tão importante hábito. Como os leitores desse espaço sabem, a criação do referido blog fez parte de um desafio lançado pelo meu orientador do mestrado, o Professor Kleber Nóbrega, com o objetivo específico de estimular a escrita, método que, segundo ele, facilitaria a elaboração da minha dissertação. Hoje, após 5 (cinco) meses da defesa da dissertação que possuiu o título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NO PAÍS, afirmo, claramente, como o exercício semanal facilitou a escrita. Agora é hora de cumprir as outras metas no campo acadêmico, razão pela qual senti a necessidade de restabelecimento do contato sema...

É possível escrever correndo?

Conforme tenho apontado ultimamente, escrever requer concentração, direcionamento e, principalmente, hábito. Embora saiba que alguns nascem com certa facilidade, descritas por outros como “dom”, o fato é que todos aqueles que tenham interesse em escrever, deverão buscar exercitar a referida prática. A partir de tais conceitos poderão surgir outros questionamentos, dentre eles: qual o melhor momento para escrever? Pela manhã, pela tarde ou pela noite? Em casa, no trabalho, em um café, em uma biblioteca? Isolado de tudo e de todos? Em uma praia, em uma fazenda? Enfim, existe algum momento especial para isso? Como advogado, aprendi que o melhor momento para escrever, especialmente peças processuais, é aquele anterior ao vencimento do prazo. Ou seja, às vezes com antecedência, outras vezes em cima da hora do encerramento do expediente forense. O mais importante é que a meta é cumprir o prazo, sendo o momento mais adequado aquele em que os elementos necessários à confecção da defesa...

Respeitar a Lei de Trânsito: para que serve uma rotatória?

Rua Jaguarari, Candelária, Natal/RN. Durante as últimas semanas, ao me debruçar sobre o tema planejamento estratégico, o qual com toda a certeza será objeto de um estudo mais aprofundado nos próximos meses, deparei-me com a conceituação de valores organizacionais que, em uma linguagem simples, poderão ser entendidos como princípios de conduta desenvolvidos por uma empresa, os quais guiam as atitudes dos seus integrantes, servindo de base até mesmo para a criação de regras. Ou seja, o valor é algo que serve de base para se traçar as demais condutas. Exemplificando os valores de uma empresa, pode-se apontar o compromisso com o cliente, o comprometimento, a ousadia, a criatividade, dentro outros. Transportando para o campo pessoal, pode-se exemplificar valores como a honestidade, o respeito, a humildade, a responsabilidade, dentre outros. Baseado em tais conceitos, surgem dois questionamentos: Respeitar as Leis de Trânsito poderá ser entendido como um valor? E para que servem as ...