Pular para o conteúdo principal

Você gostou do show de Jorge & Mateus? E do trânsito?

www.vipfestnatal.com.br/noticias/jorge-mateus-alok-pedrinho-pegacao-dia-5-de-janeiro-no-pirangi-summer/

Na última quinta-feira, véspera do feriado do Dia de Reis, dia 06/01/2017, decidi ir à Pirambúzios, praia distante 20km de Natal, na qual estava reunida toda minha família, dentre eles pais, irmãos, cunhadas e sobrinhos. O objetivo, que estava completamente especificado, era curtir o veraneio em família.

Além do fato de coincidir com o dia de uma grande festa em Pirangi, às 17h45min, estava no Teatro Riachuelo, aguardando o início da Solenidade de Posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, para o biênio 2017/2018. Finalizados os discursos e os cumprimentos aproximadamente às 21h, era hora de seguir para a Praia.

Tirado o paletó e colocados trajes mais apropriados para o verão, a Rota do Sol acabou sendo o destino que, em regra, duraria 30min.

No entanto, embora não goste de usar a referida palavra, porém, por puro "azar", a ida para a Praia coincidiu com a realização do show de Jorge & Mateus.

Exatamente às 22h, quando passamos pela Barreira do Inferno, o trânsito literalmente parou. Daquele ponto até a chegada em Pirangi foram consumidas precisamente 2h20min.

Excluída a boa música que escutava no carro e o bom papo com o companheiro de viagem - o meu pai -, confesso que durante todo o lento deslocamento fiquei imaginando algumas coisas.

A primeira delas era se algo não estava errado. Afinal, em razão de um evento privado, todo o deslocamento para as praias do litoral sul estava inviabilizado.

A segunda era, caso houvesse algum acidente no local do evento ou próximo a ele, como seria feito o socorro, que certamente teria que ser deslocado de Natal, com duração mínima de pelo menos 2h para chegar. 

Ultrapassadas as 2h20min, chegamos à Pirangi, mais precisamente ao local do evento, ocasião em que visualizamos a via principal interditada, sendo o trânsito desviado à esquerda, no sentido da volta.

Eis o momento em que passei a questionar: até que ponto um evento como aquele poderia impor a interdição de uma via pública daquele porte, provocar um engarrafamento de horas e, o principal, impedir que aqueles que não estivessem participando pudessem chegar ao seu destino.
Embora não tenha nada contra o evento e até curta as músicas de Jorge & Matheus, acredito que existe alguma forma mais inteligente e até mesmo sensata de possibilitar a realização do show com menos transtorno àqueles que não queiram ou não possam participar. Uso de vias alternativas, presença de policiais para proporcionar um deslocamento mais rápido, evitando a interdição de um trecho sabidamente mais importante para o litoral sul; disponibilização de transporte público/particular pelos organizadores para diminuir o número de veículos em circulação; dentre outros.
Entretanto, enquanto nada for feito, a principal lição extraída é que, em dias de show, desloque-se cedo ou não vá para a Praia. Até porque, nem sempre a boa música e a excelente companhia irão proporcionar a paciência necessária para um engarrafamento de 2h20min.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Jardineiro Empreendedor

Após iniciar uma nova etapa em busca de um importante objetivo – o mestrado em administração – e, em que pese o vínculo profissional e a formação jurídica, passei a enfrentar o dia a dia com um olhar totalmente diferente daquele que costumava. Afinal, além das disputas judiciais, das consultas jurídicas e dos ensinamentos aos alunos na área de direito civil, inclui em minhas leituras os conceitos de administração. Vale salientar que, embora na condição de gestor de uma empresa prestadora de serviços jurídicos, função que naturalmente impõe a tomada de decisões e medidas próprias da área de administração, nunca havia recebido sequer treinamentos voltados ao tema. No entanto, em decorrência da afinidade com advocacia empresarial, a origem das empresas, os desafios vividos pelos empresários e as histórias de empreendedorismo sempre despertaram interesse. Até porque, dúvidas não existem de que as pessoas de sucesso sempre deverão servir como fontes de inspiração. No último final de se...

VOCÊ COSTUMA CUMPRIR REGRAS?

www.culturamix.com Após alguns meses sem contato com os leitores, seja por envolvimento na reta final da dissertação ou até mesmo em assuntos profissionais e familiares, é hora de restabelecer as nossas conversas semanais. Afinal, embora semanalmente constasse na minha agenda o compromisso da escrita, permiti que a vida impedisse o exercício de tão importante hábito. Como os leitores desse espaço sabem, a criação do referido blog fez parte de um desafio lançado pelo meu orientador do mestrado, o Professor Kleber Nóbrega, com o objetivo específico de estimular a escrita, método que, segundo ele, facilitaria a elaboração da minha dissertação. Hoje, após 5 (cinco) meses da defesa da dissertação que possuiu o título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NO PAÍS, afirmo, claramente, como o exercício semanal facilitou a escrita. Agora é hora de cumprir as outras metas no campo acadêmico, razão pela qual senti a necessidade de restabelecimento do contato sema...

A presença do novo cônjuge na audiência ajuda ou atrapalha?

Durante a manhã de hoje, participei de mais uma audiência da Prática Jurídica da Universidade Potiguar – UnP, perante a 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Natal, na qual um ex-casal, que viveu certo tempo em união estável, debatia, exclusivamente, os alimentos a serem prestados aos dois filhos, que possuíam 4 anos dia idade. Até aí, nada diferente do meu dia a dia. O que efetivamente veio a chamar a atenção foi o fato da representante dos Autores, que era a nossa cliente, chegar acompanhada e de mãos dadas com o novo cônjuge. De imediato, lembrei do livro que li recentemente, intitulado “Manual de um bom divórcio”, de autoria da advogada Diana Poppe, que esteve em Natal na semana anterior e proferiu palestra no III – Seminário Potiguar de Direito das Famílias e das Sucessões (30 anos de avanços e desafios), promovido pela OAB/RN, cujo tema central foi “a responsabilidade do profissional de família na construção de um bom divórcio”. A partir daí, nasceu a ideia de es...