www.projetosejafeliz.com
Inicio o artigo da semana com uma indagação interessante a todos, independente da condição financeira, de saúde, pessoal ou até mesmo profissional, você se considera uma pessoa OTIMISTA?
Antes de responder pare um pouco para lembrar daquela ligação telefônica que recebeu de um amigo, que indagou: tenho duas notícias uma boa outra ruim, você prefere começar por qual? E aí, qual a resposta que você costumava apresentar?
É engraçado isso pois lembrei da semana passada quando minha esposa me ligou e, após fazer a referida indagação, eu respondi: diga a boa, pois, dependendo, possa ser que eu não queira receber a ruim. Graças a Deus, no final das contas, nenhuma das duas era tão ruim.
Confesso que já tinha esse hábito, porém numa havia parado para pensar que essa é uma característica das pessoas OTIMISTAS.
Aí você está imaginando: e o que isso tem a ver com o artigo da semana?
A revista Veja da semana apresenta nas suas páginas amarelas uma interessante entrevista com uma neurocientista israelense, que está lançando um best-seller no Brasil intitulado "O Viés Otimista". Na citada entrevista, a cientista afirma que 80% da população mundial adota o posicionamento otimista na vida. Além disso, ela aponta que das pessoas que integram o percentual de 20% não OTIMISTA, 10%, que significa a metade, possui depressão clínica, enquanto a outra metade não tende a nenhum dos lados.
Diante de tal relato, sugiro você analisar em que resultado da pesquisa você se insere, nos OTIMISTAS, nos pessimistas em tratamento ou naqueles que não são nenhum nem outro.
Independentemente da constatação, empreenda mudanças na própria vida. Se você se considerar pessimista, adote posicionamentos que direcionem ao OTIMISMO. Quem sabe até quando a pergunta da existência de duas notícias, você passe a querer ouvir primeiro a boa.
Caso você seja considerado um OTIMISTA, continue assim, porém, atenção, tendo em vista que o excesso de otimismo pode esconde ou até impedir a observância de situações que deveriam ser consideradas no fechamento de um negócio ou na tomada de uma importante decisão.
Se você está nos 10% que não tende para nenhum lado, a escolha poderá ser sua. É hora de agir.
Aproveitando inclusive o momento que passa o nosso país, acreditar que a crise política, econômica, de valores, da saúde e da segurança irá passar deverá ser considerado m bom começo. Lógico que desde que se adotem providências imediatas para afastá-la.
Como passei a me considerar integrante dos 80% da população que se considera OTIMISTA, fiz questão de destacar a palavra no texto, pois acredito que isso serve para fortalecer a característica.
Comentários
Postar um comentário