Pular para o conteúdo principal

Governo Temer: o momento é de atenção.

www.politize.com.br

Analisada e aprovada a admissibilidade do processo de IMPEACHMENT pela maioria do Senado Federal, deu-se o afastamento da Presidente da República, tendo lugar a instauração de um governo interino, com data prevista para o início e o fim, embora não descartada a possibilidade de prorrogação, tornando-se definitivo até a conclusão do mandato, previsto para o ano de 2018.
Respeitadas as opiniões divergentes em torno da legalidade ou não do processo que redundou no afastamento, o fato é que estamos sob o comando de um Presidente com características totalmente diversas da anterior. A experiência política é indiscutível, o preparo intelectual não se fala, a postura diante da imprensa é diferenciada e, pelo visto, os objetivos são extremamente diversos.
Em entrevista veiculada no último domingo, dia  15/05, uma das coisas que mais chamou a atenção foi a apresentação de respostas firmes para todas as perguntas, inclusive aquelas consideradas difíceis.
Detecta-se que o país voltou a discutir a necessidade de reformas, seja política, econômica, da previdência, tributária, enfim, pautas pouco indigestas para a maior parte dos políticos e até mesmo da população, voltaram a serem debatidas.
Confesso que, embora tenha a certeza que em um curto espaço de tempo, certamente não teremos mudanças radicais, percebo que precisamos aproveitar a oportunidade para refletir e até mesmo estabelecer que tipos de mudanças precisamos fazer até mesmo em nós, envolvendo a nossa casa, o nosso trabalho e o nosso dia a dia.
Antes do afastamento da Presidente, ouvimos diversas críticas em relação ao elevado número de Ministérios, agora, com a redução determinada pelo Presidente interino, passamos a ouvir críticas de que Ministérios extintos ou até mesmo que tiveram as suas competências transferidas para outro, não atendem o interesse público.
Outra crítica que veio a ser notícia foi o fato de nenhuma mulher haver ocupado o primeiro escalão do governo.
Também está sendo alvo de debate o fato dos critérios para escolha dos Ministros terem características políticas e não técnicas.
Percebe-se que o momento do país, respeitadas as divergências, não permite esse tipo de debate. Afinal, nossa economia anda muito ruim, nossa previdência acumula deficit, o desemprego somente aumenta, diversas empresas fecharam, é visível o aumento de itens nos supermercados, ou seja, existem assuntos bem mais importantes a serem debatidos.
O momento é de atenção. Independentemente do desfecho do processo que tramita no Senado Federal, agora sob a presidência do Presidente do Supremo Tribunal Federal, temos a obrigação de fazer o país voltar ao trilho. Cortes de gastos, extinção de cargos comissionados, redução de Ministérios, reformas nas mais diversas áreas, tudo isso deverá ser bastante aplaudido. Até porque, não podemos esperar que algo mais grave aconteça com o país para que possamos enfrentar ditos temas na pauta de debate.
Que venham as boas notícias da semana...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ COSTUMA CUMPRIR REGRAS?

www.culturamix.com Após alguns meses sem contato com os leitores, seja por envolvimento na reta final da dissertação ou até mesmo em assuntos profissionais e familiares, é hora de restabelecer as nossas conversas semanais. Afinal, embora semanalmente constasse na minha agenda o compromisso da escrita, permiti que a vida impedisse o exercício de tão importante hábito. Como os leitores desse espaço sabem, a criação do referido blog fez parte de um desafio lançado pelo meu orientador do mestrado, o Professor Kleber Nóbrega, com o objetivo específico de estimular a escrita, método que, segundo ele, facilitaria a elaboração da minha dissertação. Hoje, após 5 (cinco) meses da defesa da dissertação que possuiu o título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NO PAÍS, afirmo, claramente, como o exercício semanal facilitou a escrita. Agora é hora de cumprir as outras metas no campo acadêmico, razão pela qual senti a necessidade de restabelecimento do contato sema...

É possível escrever correndo?

Conforme tenho apontado ultimamente, escrever requer concentração, direcionamento e, principalmente, hábito. Embora saiba que alguns nascem com certa facilidade, descritas por outros como “dom”, o fato é que todos aqueles que tenham interesse em escrever, deverão buscar exercitar a referida prática. A partir de tais conceitos poderão surgir outros questionamentos, dentre eles: qual o melhor momento para escrever? Pela manhã, pela tarde ou pela noite? Em casa, no trabalho, em um café, em uma biblioteca? Isolado de tudo e de todos? Em uma praia, em uma fazenda? Enfim, existe algum momento especial para isso? Como advogado, aprendi que o melhor momento para escrever, especialmente peças processuais, é aquele anterior ao vencimento do prazo. Ou seja, às vezes com antecedência, outras vezes em cima da hora do encerramento do expediente forense. O mais importante é que a meta é cumprir o prazo, sendo o momento mais adequado aquele em que os elementos necessários à confecção da defesa...

Respeitar a Lei de Trânsito: para que serve uma rotatória?

Rua Jaguarari, Candelária, Natal/RN. Durante as últimas semanas, ao me debruçar sobre o tema planejamento estratégico, o qual com toda a certeza será objeto de um estudo mais aprofundado nos próximos meses, deparei-me com a conceituação de valores organizacionais que, em uma linguagem simples, poderão ser entendidos como princípios de conduta desenvolvidos por uma empresa, os quais guiam as atitudes dos seus integrantes, servindo de base até mesmo para a criação de regras. Ou seja, o valor é algo que serve de base para se traçar as demais condutas. Exemplificando os valores de uma empresa, pode-se apontar o compromisso com o cliente, o comprometimento, a ousadia, a criatividade, dentro outros. Transportando para o campo pessoal, pode-se exemplificar valores como a honestidade, o respeito, a humildade, a responsabilidade, dentre outros. Baseado em tais conceitos, surgem dois questionamentos: Respeitar as Leis de Trânsito poderá ser entendido como um valor? E para que servem as ...