Pular para o conteúdo principal

Você já aprendeu o novo vocabulário brasileiro dos últimos meses?

www,jean2santos.jusbrasil.com.br

Vivemos um momento especial... O país, que tinha a fama de ser alegre, tranqüilo, de uma economia em ascensão, mudou de rumo sem que sequer percebêssemos o momento exato.
As mensagens no whatsapp não param, as redes sociais (twitter, instagram e facebook) estão super movimentadas, os jornais apresentam pautas surpresas, as notícias estão desencontradas, o mundo acompanha a movimentação das ruas, um novo ministro tomou posse, decisões judiciais ordenaram a suspensão da referida posse, estando evidente o clima de tensão. A impressão é que algo de muito BOM ou muito RUIM poderá acontecer a qualquer momento.
No entanto, em meio a todo o bombardeio e as mudanças, parei para imaginar como o nosso vocabulário mudou nos últimos meses. E você, já parou para contar quantas palavras novas passamos a ouvir diariamente?
Com base nisso, ouso apresentar algumas delas:
PETROBRÁS, OPERAÇÃO LAVA JATO, INVESTIGAÇÃO, INQUÉRITO POLICIAL, PROCESSO, AÇÃO PENAL, FORO PRIVILEGIADO, COMPETÊNCIA, DEPOIMENTO, CONDUÇÃO COERCITIVA, DELAÇÃO PREMIADA, DEVIDO PROCESSO LEGAL, AMPLA DEFESA, BUSCA E APREENSÃO, SIGILO, ESCUTA TELEFÔNICA, ESCÂNDALO, POLÍCIA FEDERAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - STJ, JUIZ, MINISTRO, MAGISTRADO, ADVOGADO, MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, TESTEMUNHA, JUSTIÇA ESTADUAL, JUSTIÇA FEDERAL, TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CORRUPÇÃO, PECULATO, LAVAGEM DE DINHEIRO, PRISÃO TEMPORÁRIA, PRISÃO PREVENTIVA, LIBERDADE PROVISÓRIA, CONDENAÇÃO, ABSOLVIÇÃO, PRESIDENTE, EX-PRESIDENTE, DIRETORES, DEPUTADOS, SENADORES, ASSESSORES, CONGRESSO NACIONAL, CÂMARA DOS DEPUTADOS, SENADO, IMPEACHMENT, EMPREITEIROS, EMPREITEIRAS, OPOSIÇÃO, PALÁCIO DO PLANALTO, ECONOMIA, INSTITUTO, PALESTRAS, PETIÇÕES, DESPACHO, RECURSO, DEFESA, EFEITO SUSPENSIVO, SENTENÇA, DECISÃO LIMINAR, CRISE, POLÍTICA, SÍTIO, ADEGA, TRIPLEX, PALESTRAS, PARTIDOS, INFLUÊNCIA, CURITIBA, BRASÍLIA, PROTESTO, GOLPE... Parei em 75 (setenta e cinco).
Espero não ter esquecido algo... Naturalmente, optarei por não apontar os palavrões mais recentes, para que seja possível o meu filho de apenas 7 (sete) anos fazer a leitura do presente artigo.
A primeira conclusão é que algo mudou. Expressões antes exclusivas para aqueles que integravam a área jurídica se tornaram comuns e até de fácil compreensão. Pessoas de áreas diversas passaram a opinar, mesmo o assunto sendo jurídico.
A segunda é que podemos afirmar que estamos em meio a uma séria crise. Embora muitos encarem como falta de rumo, insegurança jurídica e ausência de comando, tenho opinião de que estamos dando um enorme passo para evolução do nosso país. Afinal, independe da cor do partido ou das preferências políticas, estamos tendo a oportunidade de assistir e até participar ativamente de uma verdadeira limpeza nas nossas principais instituições públicas.
O que está ocorrendo no Brasil, apesar de não ser novidade, na medida em que todos sabiam da existência, porém, não se tinha ideia do alcance, é algo que deve ser comemorado. Afinal, quem um dia imaginou que autoridades públicas dos mais altos graus de hierarquia sofreiam os efeitos da lei, que é concebida para aplicar a todos?
Embora sem querer, sempre fomos acostumados a saber que, os “grandes” nunca seriam atingidos, na medida em que poderiam fazer uso da influência política para evitar qualquer reprimenda.
            Portanto, não é hora de se desesperar ou até mesmo de desistir. Não tenho dúvidas que a mudança realmente começou. VIVA AO BRASIL. Afinal, somos bem maiores do que a corrupção. Que a PAZ, a TOLERÂNCIA e o RESPEITO permaneçam existindo até que a limpeza seja concluída.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ COSTUMA CUMPRIR REGRAS?

www.culturamix.com Após alguns meses sem contato com os leitores, seja por envolvimento na reta final da dissertação ou até mesmo em assuntos profissionais e familiares, é hora de restabelecer as nossas conversas semanais. Afinal, embora semanalmente constasse na minha agenda o compromisso da escrita, permiti que a vida impedisse o exercício de tão importante hábito. Como os leitores desse espaço sabem, a criação do referido blog fez parte de um desafio lançado pelo meu orientador do mestrado, o Professor Kleber Nóbrega, com o objetivo específico de estimular a escrita, método que, segundo ele, facilitaria a elaboração da minha dissertação. Hoje, após 5 (cinco) meses da defesa da dissertação que possuiu o título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NO PAÍS, afirmo, claramente, como o exercício semanal facilitou a escrita. Agora é hora de cumprir as outras metas no campo acadêmico, razão pela qual senti a necessidade de restabelecimento do contato sema...

É possível escrever correndo?

Conforme tenho apontado ultimamente, escrever requer concentração, direcionamento e, principalmente, hábito. Embora saiba que alguns nascem com certa facilidade, descritas por outros como “dom”, o fato é que todos aqueles que tenham interesse em escrever, deverão buscar exercitar a referida prática. A partir de tais conceitos poderão surgir outros questionamentos, dentre eles: qual o melhor momento para escrever? Pela manhã, pela tarde ou pela noite? Em casa, no trabalho, em um café, em uma biblioteca? Isolado de tudo e de todos? Em uma praia, em uma fazenda? Enfim, existe algum momento especial para isso? Como advogado, aprendi que o melhor momento para escrever, especialmente peças processuais, é aquele anterior ao vencimento do prazo. Ou seja, às vezes com antecedência, outras vezes em cima da hora do encerramento do expediente forense. O mais importante é que a meta é cumprir o prazo, sendo o momento mais adequado aquele em que os elementos necessários à confecção da defesa...

Respeitar a Lei de Trânsito: para que serve uma rotatória?

Rua Jaguarari, Candelária, Natal/RN. Durante as últimas semanas, ao me debruçar sobre o tema planejamento estratégico, o qual com toda a certeza será objeto de um estudo mais aprofundado nos próximos meses, deparei-me com a conceituação de valores organizacionais que, em uma linguagem simples, poderão ser entendidos como princípios de conduta desenvolvidos por uma empresa, os quais guiam as atitudes dos seus integrantes, servindo de base até mesmo para a criação de regras. Ou seja, o valor é algo que serve de base para se traçar as demais condutas. Exemplificando os valores de uma empresa, pode-se apontar o compromisso com o cliente, o comprometimento, a ousadia, a criatividade, dentro outros. Transportando para o campo pessoal, pode-se exemplificar valores como a honestidade, o respeito, a humildade, a responsabilidade, dentre outros. Baseado em tais conceitos, surgem dois questionamentos: Respeitar as Leis de Trânsito poderá ser entendido como um valor? E para que servem as ...