Pular para o conteúdo principal

Trajetória Profissional e Acadêmica: você já parou para traçar a sua?

foto em referência à imagem: João Ferreira (jurinews)


No início do mês de setembro de 2016, após ser surpreendido com um convite da Escola de Direito da Universidade Potiguar – UnP, aceitei o desafio de participar de um evento do programa SEMPRE DIREITO, no qual teria que, juntamente com o meu sócio, irmão e parceiro profissional, apresentar a nossa trajetória acadêmica e profissional. O principal objetivo seria contar um pouco da nossa experiência dos tempos de aluno até os dias de hoje, na condição de profissionais.
Confesso que, em princípio, tive dúvida de que caminho poderia traçar para tentar transmitir para os alunos do curso de direito as etapas da minha vida acadêmica e profissional. Afinal, tinha a falsa impressão que somente aqueles mais idosos poderiam contar as suas verdadeiras histórias.
No entanto, como havia aceitado o desafio e não utilizado o prazo para recorrer da referida decisão, dei início à elaboração de uma apresentação, na qual busquei retratar, em um primeiro momento, os primeiros passos acadêmicos, voltando ao tempo do ensino fundamental, ensino médio, grau universitário, especialização e o atual mestrado. Foi interessante reviver todos esses momentos e, através de fotografias, literalmente retratar um período fantástico da minha formação. Como o tempo passa rápido.
Vencida a etapa acadêmica, direcionei a linha do tempo aos primeiros passos profissionais, que tiveram início com a escolha do curso de direito, o vestibular, os estágios, o exame de ordem e a estreia como professor. A impressão que tive é que, graças à Deus e naturalmente a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a minha formação acadêmica e profissional, fiz escolhas certas.
É tanto que, até mesmo para facilitar a compreensão daqueles que iriam participar do evento, optei por apresentar um resumo das metas que consegui alcançar durante o referido período de tempo, indicando assim a importância de elegê-las. Afinal, tenho percebido nos dias atuais que, com a correria que a vida impõe, dificilmente paramos para traçar ou pelo menos definir o que realmente queremos atingir.
A principal mensagem que busquei transmitir, já que o evento era voltado para estudantes do curso de direito que estão em busca de um lugar no mercado, é que não bastará apenas estudar e obter o grau de bacharel em direito. A etapa que se inicia com a conclusão do curso envolverá as decisões mais importantes da vida profissional de cada um.
Ser ADVOGADO, JUIZ, PROMOTOR, DELEGADO, PROFESSOR, SERVIDOR PÚBLICO, POLICIAL RODOVIÁRIO, AGENTE DE POLÍCIA CIVIL, ESCRIVÃO, fazer ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO ou DOUTORADO, tudo isso precisará de uma certa programação e porque não dizer decisão.
Portanto, para aqueles que estão no período de DECISÃO, comecem a pensar, perguntem aos pais, aos familiares, aos amigos, aos professores, dentre outros, o que eles acham do caminho que você está pensando eleger. Independente das respostas de concordância ou discordância, das críticas e incentivos, utilize todos os argumentos para facilitar a sua conclusão. Em seguida, uma vez eleitas as METAS e, obrigatoriamente documentadas (não esquecer de anotá-las), lute para alcança-las.
BOA SORTE...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ COSTUMA CUMPRIR REGRAS?

www.culturamix.com Após alguns meses sem contato com os leitores, seja por envolvimento na reta final da dissertação ou até mesmo em assuntos profissionais e familiares, é hora de restabelecer as nossas conversas semanais. Afinal, embora semanalmente constasse na minha agenda o compromisso da escrita, permiti que a vida impedisse o exercício de tão importante hábito. Como os leitores desse espaço sabem, a criação do referido blog fez parte de um desafio lançado pelo meu orientador do mestrado, o Professor Kleber Nóbrega, com o objetivo específico de estimular a escrita, método que, segundo ele, facilitaria a elaboração da minha dissertação. Hoje, após 5 (cinco) meses da defesa da dissertação que possuiu o título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NO PAÍS, afirmo, claramente, como o exercício semanal facilitou a escrita. Agora é hora de cumprir as outras metas no campo acadêmico, razão pela qual senti a necessidade de restabelecimento do contato sema...

É possível escrever correndo?

Conforme tenho apontado ultimamente, escrever requer concentração, direcionamento e, principalmente, hábito. Embora saiba que alguns nascem com certa facilidade, descritas por outros como “dom”, o fato é que todos aqueles que tenham interesse em escrever, deverão buscar exercitar a referida prática. A partir de tais conceitos poderão surgir outros questionamentos, dentre eles: qual o melhor momento para escrever? Pela manhã, pela tarde ou pela noite? Em casa, no trabalho, em um café, em uma biblioteca? Isolado de tudo e de todos? Em uma praia, em uma fazenda? Enfim, existe algum momento especial para isso? Como advogado, aprendi que o melhor momento para escrever, especialmente peças processuais, é aquele anterior ao vencimento do prazo. Ou seja, às vezes com antecedência, outras vezes em cima da hora do encerramento do expediente forense. O mais importante é que a meta é cumprir o prazo, sendo o momento mais adequado aquele em que os elementos necessários à confecção da defesa...

Respeitar a Lei de Trânsito: para que serve uma rotatória?

Rua Jaguarari, Candelária, Natal/RN. Durante as últimas semanas, ao me debruçar sobre o tema planejamento estratégico, o qual com toda a certeza será objeto de um estudo mais aprofundado nos próximos meses, deparei-me com a conceituação de valores organizacionais que, em uma linguagem simples, poderão ser entendidos como princípios de conduta desenvolvidos por uma empresa, os quais guiam as atitudes dos seus integrantes, servindo de base até mesmo para a criação de regras. Ou seja, o valor é algo que serve de base para se traçar as demais condutas. Exemplificando os valores de uma empresa, pode-se apontar o compromisso com o cliente, o comprometimento, a ousadia, a criatividade, dentro outros. Transportando para o campo pessoal, pode-se exemplificar valores como a honestidade, o respeito, a humildade, a responsabilidade, dentre outros. Baseado em tais conceitos, surgem dois questionamentos: Respeitar as Leis de Trânsito poderá ser entendido como um valor? E para que servem as ...