Pular para o conteúdo principal

Rotina: cair ou sair dela?

geraçãojosac.wordpress.com



Durante as últimas duas semanas, em razão da necessidade de adiantar algumas tarefas profissionais e acadêmicas, devido a uma curta viagem em família que irei fazer, fui obrigado a mudar um pouco o meu dia a dia. Acordar cedo para correr ou fazer academia, tentar cumprir todos os itens constantes da agenda diária e dormir no máximo às 23h deixaram de integrar a minha jornada diária. Acredito inclusive que, literalmente, mudei a rotina, embora motivado por uma causa específica.
Vencido o citado período, percebi que comecei a sentir falta de alguns itens que integram a minha rotina. Como estava dormindo um pouco mais tarde, não conseguia acordar tão cedo para a corridinha diária. Como não acordava cedo para fazer o exercício que mais gosto, passei a levantar tarde e sentir um pouco de cansaço. Como sentia cansaço, percebi uma certa dificuldade da produção intelectual. Como estava sentindo um pouco de dificuldade para produzir, deixei de cumprir durante duas semanas o compromisso de escrever semanalmente para o blog.
A partir da citada constatação, comecei a imaginar qual conselho poderia transmitir para aquela pessoa que está estressada com as obrigações diárias e não está encontrando a forma de cumpri-las, de modo menos acelerado. Afinal, quem nunca ouviu alguém falando que, caso esteja estressado, tente sair da rotina, que isso certamente ajudará?
Ao definir o termo rotina, o dicionário eletrônico Dicio aponta como o “modo como se realiza alguma coisa, sempre da mesma forma: rotina matinal. Itinerário, caminho habitual, que se faz todos os dias.” Ou seja, é a sequência, a repetição de algum hábito ou costume diário. Uma forma de organizar o dia a dia.
No meu caso, percebi que o fato de sair da rotina gera uma série de alterações na minha vida que, ao invés de ajudar e trazer tranquilidade, fazem estressar. A sensação que tive é que, caso eu não tenha uma rotina definida, com horários certos para tudo, exercícios, trabalho, estudo, aula, família, lazer, leitura de conteúdo não acadêmico nem jurídico, dentre outros, acabo não conseguindo cumprir as obrigações diárias, gerando a ideia de descontrole, o que provoca o estresse.
Ao contrário do que já tinha ouvido falar várias vezes e acredito que até mesmo opinado, no meu caso, para evitar o estresse, tenho que “cair” na rotina, programando o dia completo, de modo que o exercício físico diário seja realizado, a leitura do jornal possa ocorrer, a saída do escritório na sexta com a semana pronta, seja de audiências, prazos, trabalhos acadêmicos e até mesmo o tempo reservado para os compromissos sociais, ocorra de modo obrigatório, deixando espaço inclusive para possíveis surpresas que surgem no dia a dia. Na prática, até mesmo a ideia de fazer algo não habitual deverá ser prevista, cabendo a cada pessoa escolher se isso é entrar ou sair da rotina.
Portanto, faça a sua análise e decida se, no seu caso, o ideal será sair ou cair na rotina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Jardineiro Empreendedor

Após iniciar uma nova etapa em busca de um importante objetivo – o mestrado em administração – e, em que pese o vínculo profissional e a formação jurídica, passei a enfrentar o dia a dia com um olhar totalmente diferente daquele que costumava. Afinal, além das disputas judiciais, das consultas jurídicas e dos ensinamentos aos alunos na área de direito civil, inclui em minhas leituras os conceitos de administração. Vale salientar que, embora na condição de gestor de uma empresa prestadora de serviços jurídicos, função que naturalmente impõe a tomada de decisões e medidas próprias da área de administração, nunca havia recebido sequer treinamentos voltados ao tema. No entanto, em decorrência da afinidade com advocacia empresarial, a origem das empresas, os desafios vividos pelos empresários e as histórias de empreendedorismo sempre despertaram interesse. Até porque, dúvidas não existem de que as pessoas de sucesso sempre deverão servir como fontes de inspiração. No último final de se...

A presença do novo cônjuge na audiência ajuda ou atrapalha?

Durante a manhã de hoje, participei de mais uma audiência da Prática Jurídica da Universidade Potiguar – UnP, perante a 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Natal, na qual um ex-casal, que viveu certo tempo em união estável, debatia, exclusivamente, os alimentos a serem prestados aos dois filhos, que possuíam 4 anos dia idade. Até aí, nada diferente do meu dia a dia. O que efetivamente veio a chamar a atenção foi o fato da representante dos Autores, que era a nossa cliente, chegar acompanhada e de mãos dadas com o novo cônjuge. De imediato, lembrei do livro que li recentemente, intitulado “Manual de um bom divórcio”, de autoria da advogada Diana Poppe, que esteve em Natal na semana anterior e proferiu palestra no III – Seminário Potiguar de Direito das Famílias e das Sucessões (30 anos de avanços e desafios), promovido pela OAB/RN, cujo tema central foi “a responsabilidade do profissional de família na construção de um bom divórcio”. A partir daí, nasceu a ideia de es...

VOCÊ COSTUMA CUMPRIR REGRAS?

www.culturamix.com Após alguns meses sem contato com os leitores, seja por envolvimento na reta final da dissertação ou até mesmo em assuntos profissionais e familiares, é hora de restabelecer as nossas conversas semanais. Afinal, embora semanalmente constasse na minha agenda o compromisso da escrita, permiti que a vida impedisse o exercício de tão importante hábito. Como os leitores desse espaço sabem, a criação do referido blog fez parte de um desafio lançado pelo meu orientador do mestrado, o Professor Kleber Nóbrega, com o objetivo específico de estimular a escrita, método que, segundo ele, facilitaria a elaboração da minha dissertação. Hoje, após 5 (cinco) meses da defesa da dissertação que possuiu o título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NO PAÍS, afirmo, claramente, como o exercício semanal facilitou a escrita. Agora é hora de cumprir as outras metas no campo acadêmico, razão pela qual senti a necessidade de restabelecimento do contato sema...